terça-feira, 6 de dezembro de 2011

À medida que...

À medida que me perguntam, vou respondendo o que consigo pesquisar...

Não existe a expressão à medida em que.

À medida que é uma locução conjuntiva (= mais de uma palavra valendo por conjunção) proporcional (com ideia de proporção). Logo, essa locução pode ser substituída por “à proporção que”. Uma oração que contenha “à medida que” é subordinada à principal e mantém uma comparação de igualdade, de aumento ou de diminuição com esta. Conferindo:

À medida que nós subirmos, ficaremos mais cansados, porque o ar é rarefeito.

À medida que envelhecia, entendia melhor seus pais.

Na medida em que é uma locução conjuntiva causal (= mais de uma palavra valendo por conjunção, neste caso, de causa). Portanto, haverá noções de causa/consequência ou efeito nas orações que apresentarem tal expressão. Esta expressão é substituível pelas equivalentes “uma vez que”, “porque”, “visto que”, “já que” e “tendo em vista que”. Conferindo:

Conseguimos entender melhor a língua materna, na medida em que lemos bons textos de jornais, revistas e livros a cada dia. (tendo em vista que)

Ou: Porque lemos bons textos de jornais, revistas e livros a cada dia, conseguimos entender melhor a língua materna.

Na medida em que convivemos com pessoas, tornamo-nos mais maduros.
Ou
: Tornamo-nos mais maduros porque convivemos com pessoas.

ASSIM: Ou se usa à medida que, correspondente a “à proporção que”, ou se usa na medida em que, equivalente “a tendo em vista que”.

Um comentário:

  1. Em busca de ajuda na escrita de meu TCC, quem eu encontro? Querida professora que muito me ajudou. Muito brigada por fazer parte dessa caminhada.

    ResponderExcluir