quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Da França para o Brasil: na UNISINOS.

Muito tempo depois que um grupo de professoras da Unisinos  traduziram textos de sua Grammaire (uma obra primorosa que revela uma visão de Língua muito interessante e viva) para estudos, entre elas a coordenadora do Curso de Letras, Adila Naud de Moura, a estudiosa e pesquisadora eminente Maria Eduarda Giering e a  incansável e atuante professora e dinamizadora do Ensino Propulsor (Português), Maria Helena Albé, entre outras, ....ora... verdade: ELE veio.
Brincando com as palavras em Português , que domina muito bem, sobre o fato de a professora Maria Eduarda tê-lo "perseguido" durante anos para que aqui estivesse, declarou sua alegria, ofertou simplicidade e compartilhou bom humor desde o primeiro dia de curso, com o caráter de um sábio e o olhar de um companheiro de viagem pelo mundo dos saberes da Lingua(gem)!
Sim, ele veio: Patrick Charaudeau.
Talvez certos acontecimentos só possam ter sua dimensão melhor entendida quando o tempo passar e a memória os tiver gravados em uma  faixa nobre de imagens pretéritas;  talvez algumas memórias só interessem àqueles que compartilharam um momento inicial de uma trajetória como esta que só conheci de perto quando ingressei no Mestrado, lá em 2005, tomando contato com este grupo extremamente rico em generosidade de compartilhamento dos saberes e em bondade na confiança no trabalho de quem recomeçara a vida acadêmica cheia de sonhos e projetos... 
Certamente, o mundo sabe o valor de Charaudeau para os estudos da Língua e Linguagem, hajam vista as publicações e a extensa contribuição destas e das participações em eventos internacionais bem como na fundação de e colaboração para grupos em inúmeros países.
Ele veio. 
Ele já se foi. 
Ele fica, por suas ideias e sua forma muito meiga e firme de contar a seus "seguidores" ou admiradores a sua ciência e a sua arte, o seu saber e o seu sabor de viver e estudar a Lingua(gem) em suas inúmeras faces e momentos... Valeu!
Estes são alguns participantes do grupo da Professora Eduarda, atualmente, cercando o inesquecível mestre e doutor sa Semiolinguística.

Foto: Grupo de pesquisa DCEROT após primeira aula de curso ministrado por Patrick Charaudeau entre os dias 5 e 7 de novembro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário